O marketing de conteúdo vai além da publicidade e das vendas a qualquer custo. O objetivo principal é engajar o público com dicas úteis e práticas, que influenciam diretamente no que as pessoas buscam e no poder de escolha delas.

A estratégia principal do marketing de conteúdo é posicionar a pessoa ou empresa seja uma autoridade no assunto que ela fala, demonstrando que mais importante do que vender (sendo isso uma consequência), ele gera conhecimento relevante ao usuário.

O marketing de conteúdo gera 2,6 mais visitas e 3,7 mais leads para pessoas ou empresas que praticam a metodologia, de acordo com a pesquisa Content Trends 2018. Além do mais, 61,8% dos que ainda não utilizam, pretendem adotar essa estratégia em seus negócios.

Separamos para você algumas informações sobre o marketing de conteúdo e quais são os passos para criar estratégias efetivas. Boa leitura!

Afinal, o que é marketing de conteúdo? 📄

É uma estratégia da abordagem publicitária, porém de uma forma diferente de como é feito uma propaganda. O marketing de conteúdo foca em atrair usuários com base em informações e dicas, de forma sutil, criando desejo e gerando necessidade no consumidor.

Dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo, o cliente pode passar por 4 etapas fundamentais. São elas:

Basicamente, uma estratégia de marketing de conteúdo é composta pelas seguintes etapas:

  1. Atração: conteúdo criado para chamar a atenção de um possível interessado;
  2. Conversão: transforma os interessados em leads, que são pessoas propensas e fazer negócio;
  3. Venda: a função do marketing é a venda, porém, no marketing de conteúdo apenas a maneira com que o cliente toma a decisão que é diferente;
  4. Retenção: com objetivo de fidelizar o cliente, mantendo um relacionamento pós-venda.

Tais etapas podem ser concluídas utilizando diversas técnicas, tipos de conteúdo e ferramentas, tendo resultados como:

  • Aumento do reconhecimento da marca;
  • Mais oportunidades de negócio no funil de vendas;
  • Educação do consumidor com conhecimento entregue nos conteúdo.

Conclusão

O marketing de conteúdo é responsável por criar autoridade em sua marca. Com ele, você conseguirá posicionar sua empresa cada vez melhor nos mecanismos de busca como Google e Bing, utilizando as técnicas corretas e criando conteúdos interessantes. Essas são apenas algumas das diversas funcionalidades e benefícios do marketing de conteúdo.

Vale ressaltar que não necessariamente a empresa precisa ter um profissional de marketing na empresa (ou até mesmo um redator, jornalista, etc) para desenvolver tais tarefas e colocar o marketing de conteúdo para rodar. Hoje em dia existem diversas agências, ferramentas e freelancers que realizam com extrema qualidade conteúdos para engajar seu leitor, mas esse é um assunto para os próximos artigos — então, não deixe de acompanhar!

Até mais!